Condições Realizáveis para um Brasil com Humanização e Desenvolvimento de Brasileiros

Não há exceção, privilégios e escapatória: sem condições de sustentabilidade humana não haverá humanização da gente brasileira e  bem-estar para cada um e todos. Não se engana ou se foge da ordem natural;  todos estão presos e dependentes da sua natureza humana. A realização humana precisa habitar a casa das necessidades humanas, que se sustenta em condições de sobrevivência e segurança, isto é, condições de subsistência de ter, e a  busca da condição de ser, com desenvolvimento para autoexpressão e autorrealização.

Embora afronte entendimentos dominantes e práticas especulativas do praticamente desregulado mercado financeiro, há, sim, condições realizáveis para cuidar bem da gente brasileira e colocar o país no bom caminho do desenvolvimento  socioeconômico sustentável. Pois se há condições necessárias para a sustentabilidade humana, então haverá também de haver condições de satisfazê-las.  Haverá, como na verdade há, condições realizáveis para  colocar fim às nossas tão gritantes e tão denunciadas mazelas socioeconômicas.

Com toda a humildade possível, mas com muito atrevimento, desafia-se que sejam contestadas com razoabilidade as condições percebidas e entendidas como necessárias e realizáveis, recolocadas a seguir. No entanto, não vale se recorrer ao já desgastado discurso dos economistas de mercado, já amplamente demonstrado sem sustentação empírica, face à realidade histórica de crises socioeconômicas recorrentes pelo mundo afora. Vamos, então, às condições, já colocadas e fundamentadas anteriormente nos artigos citados.

Primeiro, e acima de tudo, acudir os  mais pobres,  mantendo “auxílios emergenciais” e programas de “rendas de subsistência”, sem criar dívida pública, emitindo moeda se necessário. Ao mesmo tempo tomar medidas para a existência de estoques reguladores de alimentos, de modo a garantir que parte do que produz nosso Agronegócio permaneça no país, porque tem que se evitar demandas inflacionárias e porque não se pode exportar alimentos que são necessários para a população do país. Note-se que, se houver estoques reguladores, em emissão de moeda para garantir “auxílio emergencial” a quantidade de moeda nova injetada na Economia é praticamente da mesma ordem daquela que seria injetada caso os alimentos tivessem sido exportados; a diferença é que esta quantia não gera divisas por conversão cambial e é direcionada à sobrevivência dos necessitados (Emissão de Moeda Lastreada por Eliminação da Miséria – Atair Rios Neto).

Concomitantemente, recorrer a emissão de moeda lastreada pela adição de valor de bens produzidos  e divisas para investimentos em infraestrutura e geração de bens duráveis, nas áreas de saúde, educação, habitação popular, desenvolvimento tecnológico, saneamento, transporte, energia e comunicação (Moeda Lastreada por Adição de Valor e Divisas – Atair Rios Neto).

Ainda concomitantemente, efetivar para todos acesso a educação de boa qualidade e compatível com a realidade tecnológica atual (Capacitação Educacional Para Valer Ou Crise Socioeconômica Crônica – Atair Rios Neto).

E crucialmente, para estancar a neurótica ação dos especuladores no mercado de ações e na situação do câmbio, diminuir os percentuais de ações de uma dada empresa negociadas em Bolsa e a liquidez de transações com ações, de modo a haver respeito e comprometimento com as empresas e seus  prazos de funcionamento e adição de valor (Tempos de Resposta: Atividades Econômicas Versus Especulação Financeira – Atair Rios Neto).

São todas medidas fundamentadas no novo paradigma econômico da Teoria Monetária Moderna, que, ainda que dissimuladamente, tem sido praticado por nações com poder de emissão de moeda, como é o caso das grandes potências, EUA e China. E se eles podem e se nós temos o poder de emissão de moeda, como na verdade temos, então nós também podemos!!!

Um comentário em “Condições Realizáveis para um Brasil com Humanização e Desenvolvimento de Brasileiros

  1. São proposiçoes coerentes, certeiras e, sem dúvidas, ideais para se corrigir a gigantesca e escandolosa injustiça social do Brasil. Quando a elite financeira, que na verdade é quem dita as regras políticas do país, deixar de ser egoista, míope e burra mesmo agir neste sentido, aliado a um trabalho gigantesco no sentido de educar a garnde massa de analfabetos sociais, chegaremos lá (vai ser um longa caminhada, temo) e milhóes de brasileiros poderão ser retirados da vergonhosa situação de miséria em que se encontram.

    Curtir

Deixe um comentário