Não te aproveitarás de poder para te apropriares de propriedade ou resultados de trabalho do próximo. Usarás tuas vantagens e oportunidades relativas para livres iniciativas que o tornem poderoso por seres eficaz em iniciativas que adicionem valor à vida da Sociedade em que vives.
Enfim, não roubarás; adicionarás valor. Engrossarás as fileiras do combate às atividades especulativas que tiram vantagem de países, empresas e cidadãos vulneráveis, lucrando por sucção de recursos por esses produzidos. Assim o farás por saberes que se apropriar do que não se contribuiu para produziu é roubo e só haverá de contribuir para desequilíbrios geradores de crises na Sociedade.
Haverás de ter percepção, entendimento e indignação por ações de um Capitalismo que desandou por atividades financeiras individualistas que não agregam valor à vida coletiva, apenas têm contribuído para generalizada crise socioeconômica causadora de miséria e violência¹ .
Haverás de ter percepção e entendimento para o fato de que agentes financeiros do chamado mercado controlam os bancos centrais induzindo juros altos que provocam o crescimento descontrolado da dívida interna de países em desenvolvimento, impedindo investimentos em saúde, educação e infraestrutura; juros que também favorecem atividades rentistas ao invés de atividades producionistas. Juros que têm como efeito sugar recursos de arrecadação de governos vulneráveis em benefício de especuladores, impedindo a melhoria de vida de seu povo miserável.
Haverás de ter percepção e entendimento que especuladores agem impunemente, explorando a rapidez de recursos tecnológicos de transmissão e processamento de dados e informação para especular com moedas e ações, abusando de países e empresas, por natureza muito mais lentos e, portanto, vulneráveis e sem condições de reação e defesa em tempo. Especulação que tem como efeito líquido a apropriação de recursos para os quais não se contribuiu para produção, o que é roubo.
Haverás de ter percepção e entendimento que a cobrança de juros escorchantes em cartões de crédito vampiriza a pouca renda dos mais pobres, destruindo sua capacidade de consumo, contribuindo para o recrudescimento da miséria, gerando crise socioeconômica.
Enfim, não haverás de fazer aos outros o que não desejarias que te fizessem. E sendo assim, haverás de perceber e entender ser de teu interesse adicionar valor e contribuir para a orquestração da ordem sistêmica da vida², tendo atitudes, comportamentos e ações egossistêmicas e sociossistêmicas!!!
Calma, calma! Se não fores um agente especulador do mercado financeiro, não vistas a carapuça; o protesto imperativo é pela defesa dos direitos de nós justos cidadãos que labutam e adicionam valor por condições de vida satisfatórias. Tampouco te sintas ameaçado, pois investimentos com recursos de poupadores, que o sejam para apoiar a produção, certamente contribuem para adicionar valor.
¹ Rios Neto, A.: NOVO COLONIALISMO ECONÔMICO: Exploração de Países Vulneráveis. Clube de Autores, 2019.
² Rios Neto, A.: ORQUESTRAÇÃO DA ORDEM SISTÊMICA DA VIDA, Egossistemicismo e Sociossistemicismo. Clube de Autores, 2022.
Professor Atair excelente reflexão! A frase ‘não haverás de fazer aos outros o que não desejarias que te fizessem’ dá o tom.
Uma boa parte de nós não consegue entender que nossa rápida passagem neste mundo é para evoluir em direção à Luz!
CurtirCurtir
Reflexão importante…entretanto, boa parte da sociedade se distancia de valores universais e se concentra nas pequenas e aparentes vantagens do cotidiano…sem agregar nenhum valor!
CurtirCurtir