Evolucionismo e Criacionismo – Dá para Compatibilizar?

Seria possível  criar uma ponte de compatibilização entre a crença criacionista sustentada na Fé e o entendimento evolucionista desvendado pela Ciência?  

Vamos  tentar; afinal Criacionismo e Evolucionismo tratam da mesma Natureza.

A partir da realidade em que existimos, a Ciência, com nossos sentidos, instrumentos sensores e mente, observa, constata, analisa, correlaciona e vai desvendando como as coisas e seres funcionam. Mas  não explica o porquê de a ordem de funcionamento da Natureza ser esta que se vai percebendo e entendendo. À Ciência importa desvendar a vida e os ambientes em que ela se desenvolve, em busca de condições melhoradas de sobrevivência, segurança e bem-estar.

Por outro lado, a partir de nossa capacidade de pensar, pode-se filosofar sobre as questões gerais e fundamentais da existência, da vida e do funcionamento da Natureza. Conclui-se logicamente, por uma questão de causa efeito, da necessidade de uma Entidade Criadora, Deus. A Criatura na sua condição imanente não entende e não explica a Entidade Criadora,  que a transcende. Conforme Spinosa¹ percebeu, entendeu e concluiu, o mundo de Deus está acabado e completo; tudo existe de uma vez.  O Mundo seria formado de infinitas instâncias, concatenadas e eternizadas  como as cenas de um filme com infinitos enredos. A realidade que se vive seria o vivenciar de trajetórias de instâncias,  que cria a sensação de passado, presente e futuro, propiciando a ilusão da existência do tempo².

Afinal de contas, há condições para estabelecimento de compatibilização entre Criacionismo e Evolucionismo? Pode-se concluir que sim e que a Filosofia estabelece uma ponte de conciliação. O Mundo de infinitas instâncias predeterminadas pela Entidade Causadora, Deus, é  o Mundo da Criação. O desvendamento pela Ciência de como as instâncias que constituem o Mundo estão concatenadas, resultando na evolução da vida e dos ambientes em que ela se desenvolve, constata o Evolucionismo.

Em síntese, com a Ciência vamos cuidando de descobrir como lidar com a Vida; é esse seu propósito, que tem que ser entendido e respeitado. A Fé permite tratar com resignação, aceitação e naturalidade o que não se entende e não se sabe explicar, pois ela sustenta a crença na absoluta justiça da Entidade Criadora.

Se entendermos que o encadeamento das infinitas  instâncias nos leva à evolução, e se tivermos fé na criação de todas elas pela Entidade Criadora, então está criada a ponte de compatibilização entre Evolucionismo e Criacionismo!!!!

¹Spinosa: Ética, Editora Autêntica, 2009.

²Elucubrando Filosoficamente Sobre a Realidade Existencial e Possíveis Melhores Caminhos de Vida – Atair Rios Neto

Um comentário em “Evolucionismo e Criacionismo – Dá para Compatibilizar?

Deixe um comentário