Não é um Purgatório, é um “Evolutório”

Não se sabe por quê. Mas parece que assim é que é! Se a vida se nos apresenta como ela é, não é um purgatório, por purgação, mas um Evolutório, para percepção, entendimento e sentimento, para evolução.

Na coreografia da vida todos aprendem uns com os outros e evoluem; por observação, pelo exemplo, aprendizado ou sofrimento, vai se percebendo e entendendo o que vale e o que não vale a pena. A coreografia da vida nos nossos dias está como um dramalhão das novelas televisivas: mocinhos, bandidos, alegrias, tristezas, egoísmo, altruísmo, amor, maldades, etc. As calamidades de todos os tipos parecem ter tomado conta da vida neste Mundo.

No entanto, não há como escapar; vive-se, em cada momento, e no atual, as instâncias do filme universal da vida, em que somos atores e expectadores.

Para os que têm fé, se é assim que é, então é assim que tem que ser; o mundo de Deus é sábio e justo. Se as realidades que se vivem hoje são como são, não é motivo para revolta e desesperança; elas são oportunidades para nosso benefício no filme da vida que é sempre em direção à evolução espiritual.

Pragmaticamente, “as trajetórias de instâncias de vida, vivenciadas em famílias, comunidades e nações, são  o resultado de processos biológicos, psicológicos, de conhecimento e de educação, assim como de condições econômicas, políticas, sociais e culturais. As trajetórias individuais são sempre em função  das trajetórias do coletivo em que se está inserido. Segundo a lógica de causa e efeito, ação e reação  e inércia acumulada, as trajetórias de instâncias vivenciadas seguem um curso, em que “o presente” é o efeito acumulado “do passado” e em que não se muda de rumo ao bel prazer e instantaneamente. As instâncias que se poderá vir a vivenciar serão gradativamente o efeito e condicionadas por crenças predominantes de como as coisas funcionam, pois as crenças vinculam atitudes e comportamentos, que por sua vez vinculam escolhas e ações, que por sua vez causam, na medida do possível,  mudanças nas trajetórias de instâncias e experiências de vida.”¹

E assim sendo, por fé ou pragmatismo, há que se amparar na atitude de querer perceber, entender e sentir para lidar com as situações de vida como oportunidades para evolução para ambientes de paz, harmonia, progresso e sobrevivência segura com bem-estar. Instâncias assim certamente estão no caminho da evolução e poderão ser vivenciadas, se, coletivamente, não se for derrotado pela revolta e desesperança.

¹https://atairriosneto.com/2022/03/11/ainda-que-ficcao-imaginando-a-realidade/

Um comentário em “Não é um Purgatório, é um “Evolutório”

  1. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.”
    ‭‭(Mateus‬ ‭24‬:‭6‬)

    A humanidade exerce seu livre arbítrio (livre escolha) de forma ingênua, inconsequente e muitas vezes arrogante, confiando em sua percepção e entendimento limitados. E assim caminha rumo ao abismo da auto-destruição apocalíptica, não fosse a intervenção do Criador para nos resgatar de volta à Sua sabedoria e razão. Mas aceitar Seu resgate também é um exercício de livre arbítrio.

    Curtir

Deixe um comentário