IA ou IH? Qual a Aposta Racional ou de Fé?

Há uma onda de terrorismo psicológico nas redes sociais, com conclusões catastróficas quanto à ação e efeitos da IA, apregoando até que ela pode levar à extinção da humanidade.

Nem tanto! Embora haja perigos consideráveis e não se possa ignorar que seu impacto provocará mudanças enormes na Sociedade, não será o fim do  Mundo. Como mostrado e discutido com abordagem racional em artigos anteriores¹, na verdade não é uma questão de IA ou IH(inteligência humana); IA não tem vida própria, ela só existe como produto de IH em algoritmos computacionais.

Tanto a aposta racional como a de fé é na IH. Como tudo indica que ainda se está na infância em termos de evolução humana, brincar com este fogo moderno que é a IA, pode levar a bicharada humana a se chamuscar. Nada demais, afinal é por tentativa e erro que mais se aprende.

Na verdade, a coincidência da aposta racional com a de fé na IH é por uma questão de causa-efeito. “O efeito não controla a causa por si só!!!” A IA é efeito da IH; a IH é efeito da Entidade-Causadora, Deus, através de seu Ente-Efeito-Criatura-Humana. E assim é que tem que ser racionalmente, logicamente, já que as condições de existência do indivíduo humano, como Entidade-Criatura-Efeito, são controladas pela causa que o causou.

Seria razoável que a Entidade-Causadora tivesse um projeto de autodestruição para seu ente-efeito-criatura?

Não seria mais razoável, por uma questão de fé racional, apostar na IH, face à sábia e justa racionalidade da ordem natural das coisas e seres, nesse mundão de Deus? Temos que confiar na IH e usar IA como ela deve ser usada, para ganhar uma enorme eficiência nas atividades humanas, sem abrir mão de pensar, de responder pela da eficácia de resultados e continuar sempre buscando novos conhecimentos; IA permite dar rápida e imensa utilidade a conhecimentos já existentes; a construção de um futuro com evolução, graças a novos conhecimentos, tem que ser por humanos que não abram mão de pensar.

Como Entidade-Criatura-Efeito, com a capacidade de observar e pensar, não seria mais razoável confiar que se pode ir entendendo como as coisas funcionam e de ir aprendendo  a lidar com condições de sobrevivência e bem-estar, em conformidade com a coreografia da ordem natural da coisas e seres?

Há, pois, boas razões para apostar na IH, seja por racionalidade, seja por fé!!!

¹ A IA e a Regressão aos Instintos: O Perigo – Atair Rios Neto ; A Inteligência Não é Artificial, é Humana!!! – Atair Rios Neto

Deixe um comentário