Explicando melhor: uma forma pessoal de colocar o objetivo meio de vida. Sim, objetivo meio para o objetivo fim de autocontrole do bem-estar, do ânimo e da alegria possível e sustentável, isto é, o viver consciente e ativamente no Mundo, na sua ordem de existência e funcionamento, sabendo lidar com a nossa natureza e com a natureza do Mundo. Ou seja, conformidade consciente e ativa, como condição de saber viver de forma harmônica e pacífica com a nossa natureza e a natureza da Natureza e saber fazê-lo de forma consciente e ativa.
Esse objetivo meio, que é colocado na forma filosófica existencial, é o mesmo que o do amor universal, da fé, ou do amor a Deus que são objetivos equivalentes, que podem ser encarados de forma religiosa ecumênica, independente de religião que se pratique; entendendo-se Religião como “sistema de crenças que visam conectar seres humanos com o divino ou sagrado.”
O amor universal como o meio para a possível felicidade de conscientemente e ativamente saber se viver em uma situação sistêmica e universal, em que somos e estamos como corpo parte do corpo dessa situação universal, portanto temos que amorosamente viver essa condição, com o amor que nos leva a conformidade consciente com fraternidade, solidariedade, compaixão e ética, extrapolando o amor que temos e praticamos com nossos entes queridos.
A fé, por acreditar que se vive em uma situação sistêmica universal, justa e sábia, e que nos dá oportunidade e condição de viver bem, com saúde, bem-estar, ânimo e alegria sustentável.
Finalmente, equivalentemente, o amor a Deus, porque Deus é tudo: a Natureza, o nosso Mundo, o Universo. Todos nós criaturas existimos em Deus. O amor a Deus deve ser por estarmos integrados no corpo de Deus e termos de ter a autoconsciência de tratar amorosamente nosso corpo individual assim como nosso corpo universal. Enfim, temos que ser egossistêmicos, para garantir condições satisfatórias de vida para cada um e todos, na ordem natural das coisas e seres da Entidade Criadora, Deus.
Ou seja, o objetivo de conformidade consciente e ativa é o objetivo do aprendiz da vida, de não se saciar nunca na busca de percepções e entendimentos, em direção a uma evolução para atitudes e comportamentos que efetivem o poder do saber viver com saúde, bem-estar, ânimo e alegria sustentável.
Seria esse então o propósito de vida evolutiva, tornar a criatura humana apta a ser feliz na eternidade de Deus?
Na minha visão, Deus é um Ser relacional, pessoal…o universo, a natureza, a ciência e a própria vida d’Ele dependem e n’Ele subsistem.
CurtirCurtir