Pode, sim, melhorar; tudo depende das pessoas e de circunstâncias! Senão vejamos.
Nós robôs humanos saímos de fábrica com condições básicas de funcionamento biológico e psicológico; nascemos com estrutura e aplicativos básicos. É da nossa natureza e funcionamento:
(i) Privilegiar, priorizar e buscar condições para garantir sobrevivência e segurança;
(ii) Viver segundo padrão-adaptativo-evolutivo, segundo dois ciclos. Um de curto prazo, de operacionalização do viver, em que com ações, atitudes e comportamentos vivemos o dia a dia, observando, avaliando e ajustando, segundo o que se sabe e se percebe. Outro de médio prazo, de adaptações e evolução, resultado da inescapável interação com o meio ambiente, através da qual se adquirem novas vivências e aprendizados, recompondo percepções e entendimentos, que provocam evolução cognitiva e psicológica, de modo a readaptar e inovar ações, atitudes e comportamentos.
(iii) Desenvolver crenças conforme percepções e entendimentos; atitudes e comportamentos conforme crenças; escolhas e ações conforme atitudes, comportamentos e oportunidades.
Na circunstância atual, a epidemia causada pelo Covid 19 atua sistemicamente, ameaçando a sobrevivência e segurança de cada um e todos, impondo busca de soluções globais e integradas. Certamente impõe também vivência provocadora de recomposição de percepções e entendimentos, com consequente readaptação e inovação de ações, atitudes e comportamentos.
A epidemia pode ser “mal que veio para o bem”, e a vida pode melhorar, se as percepções e entendimentos que ela tem provocado levarem a predomínio de crença que leve a atitudes e comportamentos que:
(i) Provoquem emergência de solução sistêmica de sobrevivência, segurança e bem-estar, com orquestração coletiva em que os indivíduos humanos finalmente venham perceber e entender como lidar com o bem coletivo para seu próprio bem individual.
(ii) Respeitem a ordem natural de como as coisas e seres são e funcionam. Sejam coerentes, respeitosas e esperançosas com a Ciência, que vai desvendando e permitindo lidar com essa ordem, de modo a propiciar condições melhoradas de sobrevivência, segurança e bem-estar.
(iii) Sejam coerentes com o fato de que “somos todos feitos do mesmo barro” e que o que acontece com os outros pode acontecer com a gente, também; “o pau que bate em Chico, bate em Francisco”. Sejam tolerantes e compreensivos, pois não dá para ter certeza de não se ter que “beber da mesma água”. Sejam de compaixão! A vida pode e deve melhorar, a menos que nós robôs desandemos pelos caminhos divergentes da ignorância e arrogância. Aí vai ter que ter o apocalipse! Que a Entidade Criadora poupe pelo menos os nerds puros de alma, para que não se perca a condição atual de desenvolvimento científico e tecnológico que tão boas condições de sobrevivência, segurança e bem-estar já nos pode propiciar!!!
Acredito também que, se a área da saúde for vista com mais compromisso pelas autoridades de todos os países, e pricipalmente o nosso, já será o início de uma grande mudança. Excelente texto!
CurtirCurtir
Acredito que o ser humano dispõe do ferramental emocional, psicológico e social para trabalhar no sentido de fazer a vida melhor.
Não obstante sou cético quanto a isso.
A correlação de forças entre a imensa maioria das pessoas que coabitam este planeta e a minoria que detém hegemonia sobre poder econômico é descomunal e o interesse desses dois grupos é antagônico.
Assim, os detentores do poder manobram bilhões de pessoas com inúmeros recursos e artifícios, tornando-os prisioneiros do status quo vigente, concebido e moldado para manter o poder econômico muito concentrado.
Isso é feito de maneira tão
Sutil que sequer os prejudicados se dão conta.
Como o poder econômico é quem define a agenda política, reforça-se o círculo vicioso que mantém o status quo.
CurtirCurtir
Professor Atair belas e profundas palavras!
Enquanto o Universo foi gerado a mais de 20 bilhões de anos e a nossa espaçonave terra a mais de 4 bilhões, o homem foi gerado a cerca de 45 milhões de anos.
Estamos evoluindo e rápido, na escala do Universo.
No momento em que todos entenderem que estamos vivos por todos e, a razão desta Graça é pelo simples fato, racional e material, de que sozinhos não teríamos este momento rápido de vida, o Pai celestial chamará a todos.
Abraços do Patelli.
CurtirCurtir