Orientações Estratégicas para a Sobrevivência Competitiva e Humanização de Empreendimentos

Natureza e Concepção

Todo empreendimento é um negócio com a Sociedade e para projetá-lo e geri-lo é necessário ter respostas para as seguintes questões estratégicas:

– Qual será sua utilidade permanente, isto é, qual será sua eficácia permanente ou missão?

– Qual o seu foco, em termos de especialização em um dado tipo de clientela e alcance de atuação no curto, médio e longo prazo, isto é, sua visão?

– Com que valores propostos, isto é, princípios, crenças e ideais norteadores da forma de agir e decidir?

– Com que especificações para resultados básicos, em função de seu tipo de clientela?

– Com que maneiras ou normas de lidar com os processos do negócio, ou seja, políticas e diretrizes ?

Assim se estabelecem os elementos estratégicos, isto é, as suas referências estratégicas que condicionam  a organização, direção e controle do negócio do empreendimento e sua gestão. Para se garantir a gestão eficaz e inovadora, há que se fazer interação com o ambiente e pessoas, para identificar adaptações e inovações necessárias para a sobrevivência e competitividade do negócio.

Políticas e Diretrizes

Características das equipes

° Recrutar e selecionar as pessoas segundo requisitos que cubram e que priorizem as características de: bagagem de conhecimentos e experiências que configuram perfil técnico; inteligência emocional para relacionamentos interpessoais; e modelo mental aberto para mudanças e compatível com valores praticados ou pretendidos para a cultura organizacional.

° Os requisitos devem garantir contratação de pessoas com características para a realização da visão e, portanto, com condições de lidar bem com as particularidades, relativas à clientela e a produtos e serviços do negócio.

° O processo de recrutamento e seleção deve ser conduzido sob o poder e responsabilidade da gerência da área para a qual se está contratando.

Sinergias

° As pessoas serão colocadas e mantidas nas equipes somente se satisfizerem simultaneamente requisitos de competência técnica e de relacionamento interpessoal.

° O processo de integração ao ambiente de trabalho se dará com informação, conscientização e convencimento dos papéis e responsabilidades.

° A efetivação de sinergia das equipes será um dos indicadores para avaliação de chefias no nível gerencial.

° Atribuir à cúpula dirigente o papel de interação com as equipes de trabalho, para informá-las, conscientizá-las e convencê-las sobre as referências estratégicas.

° Usar meios, fornecidos por tecnologias de comunicação audiovisual, para manter esta interação permanente.

° Usar contatos pessoais diretos da cúpula com amostras das equipes, para aferir e controlar níveis satisfatórios de sinergia.

° O nível de sinergia estratégica efetivado será um dos indicadores para avaliação da cúpula dirigente.

Necessidades Humanas

° Garantir pisos salariais, complementados por benefícios de saúde, alimentação e transporte, que possibilitem condições dignas de sobrevivência.

° Garantir segurança no emprego, para todas as pessoas que atingirem condição de sinergia comportamental eficaz.

° Garantir condições de empregabilidade, mantendo condições de equipes recicladas, atualizadas, desenvolvidas.

° No caso de demissões inevitáveis, em crise de sobrevivência, suportar temporariamente os demitidos, através de benefícios médicos, de alimentação e serviços de recolocação.

° Garantir condições de cooperação e camaradagem.

° As relações de poder hierárquico serão estabelecidas pelos méritos combinados de conhecimento e de liderança;

° A competição entre pessoas deve ser substituída pela cooperação necessária para uma sinergia eficaz e inovadora.

° Cada um será reconhecido e valorizado pelas contribuições que der para a eficiência, eficácia e inovação dos resultados de sua equipe de trabalho.

° As premiações deverão ser principalmente simbólicas, contribuindo para o ser mais, em vez de para o ter mais.

° Reconhecimento e valorização serão para a equipe e, em decorrência, para as pessoas que a compõem.

° O reconhecimento e a valorização individualizados, principalmente nas carreiras, só acontecerá se ocorrer por escolha e decisão legitimada com os membros da equipe.

° Garantir que cada um tenha oportunidades e condições de participar de processos permanentes de aprendizado e de participar e contribuir em ações de solução de problemas e busca de melhorias, nos processos de trabalho em que esteja envolvido.

° Erros honestos, de quem, cuidadosa e responsavelmente, tenta resolver problemas e implantar melhorias, devem ser tolerados e encarados como ônus do processo de aprendizado.

° Cada equipe tem o poder necessário e responde pela qualidade dos processos sob sua responsabilidade de execução.

Clientes identificados

° Manter esforço de identificação de clientes, quanto a necessidades que possam ser atendidas por produtos e serviços existentes, em desenvolvimento ou vislumbrados como possíveis de desenvolver.

° Manter interação com pessoal de produção, para tomar conhecimento e avaliar desdobramentos e desenvolvimentos em curso ou vislumbrados como possíveis.

° O esforço de identificação de clientes, a partir de necessidades, deve, também, e especialmente, se estender aos ainda não clientes.

° No processo de definição de produtos e serviços, marketing deve interagir com o pessoal técnico e com o de finanças, cumprindo o papel de traduzir necessidades e expectativas de clientes para uma linguagem de requisitos de uso, que possam ser transformados em especificações técnicas pelo pessoal técnico e que permitam a avaliação de viabilidade financeira pelo pessoal de finanças.

º Ao pessoal da área de produção cabe avaliar sobre a viabilidade técnica, na definição de produtos e serviços.

° Ao pessoal da área financeira, cabe avaliar a viabilidade econômico-financeira.

Preços

° Definir preços que o mercado esteja disposto a pagar, segundo condições competitivas, e viáveis, face a custos e margens de lucro.

° A viabilidade de preço será avaliada com participação do pessoal de atividades fim, para efeito de custos, e com o pessoal do processo financeiro, para efeito de avaliação de lucro.

Comunicação com clientes

° Informar, ressaltando, e até “glamourizando”, características verdadeiras dos produtos e serviços, que possam sensibilizar os clientes, face as suas necessidades e expectativas que dão o foco para a busca da eficácia do negócio.

° Na comunicação, a empatia deve ser exercida, para conseguir mensagens simpáticas e bem-humoradas, sem qualquer agressão ou desrespeito ao cliente.

° A comunicação deve ser completa, isto é, permitindo o “feedback”.

Distribuição de produtos e serviços

° Colocar os produtos e serviços, em quantidades adequadas, nos ambientes, horários e prazos os mais convenientes para o cliente consumir.

Transação final

° Usar pessoas e ou esquemas competentes, didáticos, confiáveis e amigáveis nas transações com clientes.

° Considerar, como parte do processo de vendas, o esquema de suporte financeiro ao cliente.

° Identificar e suportar esquemas de suporte financeiro compatíveis com o poder aquisitivo da clientela.

Pós-Venda

° Considerar, como parte da eficácia, a preparação do cliente para o uso proveitoso e seguro de produtos e serviços.

° Adotar esquemas simples e amigáveis de treinamento de clientes.

Garantia

° Assegurar ao cliente o direito de ressarcimento, troca ou manutenção, de modo a sanar qualquer efeito danoso do produto ou serviço e compensar prejuízos causados.

° Via de regra, adotar como procedimento padrão a atitude de pressupor a razão do cliente, nas reclamações, primeiro atendendo as reclamações, para só então verificar sua validade.

Assistência Técnica

° Encarar as atividades de assistência técnica como uma oportunidade de detectar problemas e possibilidades de melhoria e revitalização de produtos e serviços.

° Realimentar o processo de atividades fim com os problemas e necessidades de melhorias, detectados pela assistência técnica.

Processos de Produção

° Manter domínio sobre as tecnológicas de produtos e serviços e de processos de execução.

º Garantir, através de capacitação atualizada das equipes de trabalho, a busca permanente de inovações e melhorias.

Produção Planejada e Controlada

° As atividades de planejamento e programação da execução serão sempre feitas com informações, apoio e corresponsabilidade dos processos: comercial, financeiro e de recursos humanos.

° As ações de controle operacional, de um dado processo, devem ser de caráter preventivo, através do domínio tecnológico, garantidas pelas ações de planejamento, organização e direção das equipes responsáveis pela execução do mesmo.

° As equipes que realizam um dado processo têm o poder para fazê-lo acontecer e respondem pela qualidade de seus resultados.

Execução Operacionalizada

° As chefias serão avaliadas pelos resultados em termos de efetividade e eficiência dos processos técnicos e da qualidade do clima organizacional.

Financeiro

° As decisões, definidoras das condições relativas a obtenção e uso de capital, devem ser tomadas em colegiado, com os dirigentes responsáveis pelos processos de produção e comercial.

° Na estrutura de capital para tocar as atividades do negócio, minimizar a dependência de capitais de terceiros.

° Reter sempre parte do lucro para investimentos em melhorias do negócio, que aumentem o domínio tecnológico e as chances de inovação.

° Só sejam considerados financiamentos cuja análise e avaliação demonstrem a inexistência de riscos para o negócio.

° O orçamento da organização deve propiciar o equilíbrio entre despesas, investimentos, mais lucros, de um lado, e receitas, de outro lado.

° Serão considerados apenas investimentos cuja análise e avaliação demonstrem retorno lucrativo e riscos sob controle.

° Deve-se garantir rentabilidade satisfatória para proprietários ou equivalentes, isto é, saldo positivo, relativamente aos custos envolvidos.

° Os investimentos devem priorizar as atividades fim, para melhoria e inovação de produtos e serviços.

° As decisões de controle do processo financeiro são de atribuição e responsabilidade da cúpula dirigente.

Gestão

Ordem Natural

O estratégico condiciona o tático, que por sua vez condiciona o operacional. No mundo dos negócios, também se tem que seguir esta ordem natural.

Abordagem Sistêmica

A gestão estratégica só se efetiva com abordagem em rede, sistêmica global e integrada, respeitando o necessário inter-relacionamento dos processos de trabalho, de modo a propiciar ações sinérgicas e resultados eficazes e inovadores.

Compilado de: A. Rios Neto, GESTÃO EFICAZ ADAPTATIVA E INOVADORA DAS ORGANIZAÇÕES: Necessária para Evolução e Competitividade. Clube de Autores, 2016.https://www.clubedeautores.com.br/livro/gestao-eficaz-adaptativa-e-inovadora-das-organizacoes-2#.XQTvrPZFw2w

Um comentário em “Orientações Estratégicas para a Sobrevivência Competitiva e Humanização de Empreendimentos

Deixe um comentário